top of page

Qual a emoção gerada por ser bibliotecária?

  • Foto do escritor: Silvia [Adorno]. Bibliotecária. Literatura adorna a vida.
    Silvia [Adorno]. Bibliotecária. Literatura adorna a vida.
  • 12 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de fev. de 2024



Então, era eu uma mulher realizada com a maternidade, com meus dois frutos na fase da infância meu tempo era preenchido e eu pensava menos nas chances profissionais que mais distantes ou sem sentido ficavam. Essa situação chateava, mas não desesperava.



Em conversa com uma amiga, minha irmã, descobrimos o que boa parte das pessoas que conhecemos também não sabia: existe uma profissão, regulamentada, para ser seguida por quem tem empatia e desejo de ajudar o próximo. Ajudar em que? Em promover o encontro entre informações e quem delas precisa. Um agente mediador com sensibilidade para apoiar até quem não sabe o que procura.


Soube dessas características profissionais logo ao tomar conhecimento da palavra Biblioteconomia, bibliotecária? Não. A princípio senti como se fosse um chamado ouvindo as explicações iniciais de profissionais e entidades de ensino da área: administrar bibliotecas e centros de informação. No decorrer dos anos de formação e início da atuação refleti e sempre reflito que administrar é um processo que abrange tantas atividades!


Na minha jornada como Bibliotecária, tive as fases:

do sem livros, só digital;

a de organização de espaços informacionais corporativos;

a de empreendedora que ainda sou, e, agora empenho-me na missão de atuar em centros de recursos e apoio pedagógico, no incentivo e apoio ao letramento para um público promissor - desde crianças até os estudantes que se preparam para acessar os meios acadêmicos - e aos demais profissionais envolvidos neste desafio. Apoiamos a formação do nosso futuro nas mais diversa áreas.


Qual a emoção de ser Bibliotecária? Dá para descrever?

Como fazer para colocar em palavras a satisfação estampada no rosto de profissionais que têm seu tempo devidamente investido em sua atividade fim porque seus dados e informações estão disponíveis da maneira mais intuitiva possível, de acordo com suas necessidades informacionais?


Como mensurar em frases o olhar de uma criança descobrindo a atmosfera mágica de um conto, uma aventura quando abre um livro?

De que forma poderia transmitir a alegria e a satisfação por saber que quanto mais nos engajamos no calendário e no planejamento pedagógico, melhor participamos da missão de formar cidadãos que leem e sendo leitores, interagem mais com a sociedade e serão profissionais mais conscientes, críticos e melhor integrarão suas áreas de formação?

Eu não consigo descrever completamente a emoção de ser Bibliotecária. Com este texto compartilho um pouco do que sinto e para indexar meu sentimento, os descritores são:

  • realização;

  • gratidão;

  • acolhimento;

  • acolhida;

  • amor ao fazer;

  • satisfação em ajudar;

  • mediar;

  • conduzir;

  • sugerir.



Comments


bottom of page