- Silvia Gonçalves, bibliotecária e facilitadora de processos informacionais
Informediar e seus pilares - Empreender é plantar
Atualizado: Jan 27
Olá!
No artigo anterior a Informediar fez um convite para que você conhecesse seus pilares, os temas que a sustenta e agora vamos conversar sobre o Empreendedorismo.
Um dos seus valores é “Conforto e intuitividade” e por meio dele ela se empenha em promover organização informacional de forma simples e clara. Com analogias considera que a clareza no entendimento das necessidades dos clientes pode ser intensificada, então neste texto o empreendedorismo será comparado com o cultivo de plantas.
Empreender é plantar.

Foto de Singkham no Pexels
O que é empreender? Vamos comparar com o cultivo de plantas?
O que o solo representa?
E o que seria a semente?
O que se colhe?
Quem consome o fruto?
Empreender é plantar onde o solo é o campo de atuação e o empreendedor é quem trabalha a terra, o que conhece a semente, pois ela é o propósito, a razão de ser do serviço ou produto, o fruto a oferecer.
Saber para quem oferecer o fruto é conhecer o público consumidor, suas necessidades e desejos.
Tanto na preparação do solo como no estudo das características do fruto, do quanto ele atende as necessidades de quem os adquire, o uso das informações são importantes para decisões a serem tomadas. Elas são os insumos, o adubo, o saber necessário para o cultivo da semente, para a forma adequada de armazenar, apresentar e oferecer o fruto.
Empreendedorismo é um dos pilares da Informediar porque sua crença é que organização liberta. Informações organizadas, de forma personalizada, intuitiva e confortável promovem mais liberdade a empreendedores e, sendo assim, podem dedicar mais horas às suas atividades fins, a identificar necessidades que possam ser enxergadas como oportunidades e, desta forma, reafirmar ou reencontrar propósitos, a negociar a comercialização dos frutos, a conquistar novos clientes sem desperdício de tempo em localizar dados e informações.
Qual é a sua semente empreendedora, você é livre para cuidar dela?
Como você faz para conhecer o solo em que vai plantá-la? Qual é a contribuição que o fruto que você oferece dá para a sustentabilidade do seu campo de atuação?
Este é o BlogInformediar, eu sou Silvia Gonçalves, bibliotecária, facilitadora de processos informacionais, fundadora da Informediar. O convite para conhecer nossa crença de que organização liberta se estende nos próximos artigos abordando os pilares:
Vamos conversar?
Inspiração Sebrae: Mas afinal, o que é empreendedorismo?