• Silvia Gonçalves, bibliotecária e facilitadora de processos informacionais

Empreender por vontade, "de propósito"!

Atualizado: Mai 12

Uma grande vontade de realizar algo, ter certeza de que o que se sabe fazer pode apoiar outros negócios, outros empreendedores a melhorar suas atuações e propositalmente se por a agir.


Em “Empreender é plantar”, artigo postado em janeiro deste ano, quando a Informediar apresentava seus pilares de conteúdo, comparamos o empreender com as atividades de cultivo e cuidados com o solo. Foi um convite para pensar na contribuição e sustentabilidade que o fruto resultante de produtos e serviços oferecem aos respectivos campos de atuação.


Agora o convite é para conversar sobre as motivações para empreender.

Em “Oportunidade ou necessidade?”, uma matéria do Sebrae RS, são esclarecidas as diferenças entre tais motivações e o artigo, de 2017, ainda traz a boa notícia de que o empreendedorismo por oportunidade vem crescendo em comparação ao por necessidade.


E o que é empreender "de propósito"?






Para a Informediar é uma grande vontade de realizar algo para apoiar outros negócios, outros empreendedores a melhorar suas atuações:

motivar, incentivar, apoiar empreendedores em começo ou recomeço de jornada por meio de facilitação de processo informacional. Este processo facilita a descoberta ou redescoberta de propósito.










Imagem de John Hain por Pixabay


Na pesquisa “Empreendedorismo no Brasil - GEM de 2019'' , do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBQP, encontramos o item: “Para Fazer a Diferença no Mundo” entre as motivações para empreender. Nessa categorização é considerado o empenho, a preocupação em melhorar o ambiente em que se vive. Os resultados do Global Entrepreneurship Monitor - GEM mencionam a emergência de “negócios impulsionados por um propósito”.


Você quer empreender, mas ainda não sabe em que?

Você já empreende mas sente que falta algo, que poderia fazer mais e não está feliz e motivado?

Sabe como você responde essas questões?

Refletindo no que sabe e gosta de fazer, descobrindo ou redescobrindo seu propósito.


fluxos, flow, mente, mapa mental




Diante de uma representação gráfica das suas atividade, por meio da facilitação da Informediar, você pode repensar o passo a passo e ter ideias, reciclar:

procedimentos;

itens de informação;

boas práticas e lições aprendidas.









Imagem de Biljana Jovanovic por Pixabay


Se este texto lhe deixou com vontade de saber mais sobre propósito de empreender, lhe convido a bater um papo virtual. Quem sabe a gente encontra um começo ou um recomeço?



Inspiração:

Sebrae RS - Oportunidade ou necessidade?

Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo