
Silvia Gonçalves, bibliotecária e facilitadora de processos informacionais
Empreender por vontade, "de propósito"!
Atualizado: 12 de mai. de 2021
Uma grande vontade de realizar algo, ter certeza de que o que se sabe fazer pode apoiar outros negócios, outros empreendedores a melhorar suas atuações e propositalmente se por a agir.
Em “Empreender é plantar”, artigo postado em janeiro deste ano, quando a Informediar apresentava seus pilares de conteúdo, comparamos o empreender com as atividades de cultivo e cuidados com o solo. Foi um convite para pensar na contribuição e sustentabilidade que o fruto resultante de produtos e serviços oferecem aos respectivos campos de atuação.
Agora o convite é para conversar sobre as motivações para empreender.
Em “Oportunidade ou necessidade?”, uma matéria do Sebrae RS, são esclarecidas as diferenças entre tais motivações e o artigo, de 2017, ainda traz a boa notícia de que o empreendedorismo por oportunidade vem crescendo em comparação ao por necessidade.
E o que é empreender "de propósito"?
Para a Informediar é uma grande vontade de realizar algo para apoiar outros negócios, outros empreendedores a melhorar suas atuações:
motivar, incentivar, apoiar empreendedores em começo ou recomeço de jornada por meio de facilitação de processo informacional. Este processo facilita a descoberta ou redescoberta de propósito.
Imagem de John Hain por Pixabay
Na pesquisa “Empreendedorismo no Brasil - GEM de 2019'' , do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBQP, encontramos o item: “Para Fazer a Diferença no Mundo” entre as motivações para empreender. Nessa categorização é considerado o empenho, a preocupação em melhorar o ambiente em que se vive. Os resultados do Global Entrepreneurship Monitor - GEM mencionam a emergência de “negócios impulsionados por um propósito”.
Você quer empreender, mas ainda não sabe em que?
Você já empreende mas sente que falta algo, que poderia fazer mais e não está feliz e motivado?
Sabe como você responde essas questões?
Refletindo no que sabe e gosta de fazer, descobrindo ou redescobrindo seu propósito.
Diante de uma representação gráfica das suas atividade, por meio da facilitação da Informediar, você pode repensar o passo a passo e ter ideias, reciclar:
procedimentos;
itens de informação;
boas práticas e lições aprendidas.
Imagem de Biljana Jovanovic por Pixabay
Se este texto lhe deixou com vontade de saber mais sobre propósito de empreender, lhe convido a bater um papo virtual. Quem sabe a gente encontra um começo ou um recomeço?
Inspiração:
Sebrae RS - Oportunidade ou necessidade?
Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf