• Silvia Gonçalves, bibliotecária e facilitadora de processos informacionais

Empreender e ser curador de seus conteúdos

Qual é a sua semente empreendedora, você é livre para cuidar dela?


Como você faz para conhecer o solo em que vai plantá-la? Qual é a contribuição que o fruto que você oferece dá para a sustentabilidade do seu campo de atuação?

Vasos de plantas sobre uma base branca

Imagem de Milada Vigerova por Pixabay


Quando estas questões foram feitas no artigo “Empreender é plantar”, estávamos convidando à reflexão de que empreender, comparado ao ato de plantar, deve levar em consideração a gestão de informações porque elas são insumos, o saber necessário para o cultivo da semente, para a forma adequada de armazenar, apresentar e oferecer o fruto.


No atual projeto a Informediar está apoiando um empreendedor de ensino particular de Inglês, ela acompanha sua dedicação para oferecer ao seu cliente o fruto adquirido da melhor forma.


Antes que esse profissional considere a aula como “dada” existe uma preparação. Todo conteúdo precisa ser pesquisado, selecionado, testado e colocado em prática para que o aluno tenha uma experiência de aprendizado adequada, sendo assim, estamos com empenho, nos dedicando à pesquisas para construção do estoque de conteúdo que servirá de apoio às tomadas de decisão do professor.


Na facilitação do processo informacional os itens são organizados para que o diretório do empreendedor sirva de base para sua atuação profissional e temos, também, a oportunidade de apoiar a auto curadoria de conteúdo.


E o que é auto curadoria? São atividades de pesquisa e seleção de conteúdos relevantes a determinada área de conhecimento. Uma forma de se livrar do excesso de informações.


Como a Informediar facilita o planejamento do ambiente informacional, também apoia o empreendedor na recuperação, uso, organização e armazenamento de itens de informação para formar conteúdo adequado ao propósito do empreendimento.





Vamos continuar refletindo sobre empreendedorismo com analogia das ações de plantio e colheita?

Como anda o seu estoque de conhecimento empreendedor? Atualizado? Tem as informações, os insumos importantes para sua carreira, seu negócio?


Sou Silvia Gonçalves, bibliotecária, facilitadora de processos informacionais, fundadora da Informediar



Vamos conversar?



Excelentes energias para nós!




22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo