• Silvia Gonçalves, bibliotecária e facilitadora de processos informacionais

Comunicação, mentoria!

Atualizado: Jan 19




No dia 18 de janeiro, a Informediar participou de mais um Café com Empreendedoras, uma iniciativa da RME - Rede Mulher Empreendedora.


Como sempre mais um evento repleto de conteúdo de qualidade e boas oportunidades de Networking. Foi o 73º Café com Empreendedoras com mentoria.

Fui convidada a ser mentora e aceitei com muita honra e responsabilidade.

O resultado foi uma experiência incrível não apenas de doação, mas, de troca, de encantamento com os planos e sonhos das pessoas que em mim confiaram.

Eis a inspiração para escrever este post!


Entre os temas para mentoria a comunicação é o que estou apta a colaborar. Assim imaginei e constatei, mas, antes de contar sobre a minha vivência, vamos refletir sobre o que esta ação significa abordando o contexto do nosso cotidiano, especificamente, em nossas relações de negócios:

Comunicação significa " Ato que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre o transmissor e o receptor, através da linguagem oral, escrita..."; " Ato de conversar ou de trocar informações..." (COMUNICAÇÃO, 2019). Toda comunicação tem um objetivo de transmitir algo e para que este seja alcançado é preciso se preocupar com a forma, o meio e, o mais importante, aquele para quem se deseja comunicar. O ato de comunicar se dá com eficácia quando o receptor o recebe e compreende. Sobretudo precisa existir durante a ação o respeito e a preocupação com as necessidades de quem recebe a comunicação.

Assim precisa ser a comunicação para divulgar, informar, conquistar e fidelizar clientes, parceiros e colaboradores.


A Informediar tem uma crença, uma causa em relação a organização de informações e é sempre no sentido de organizar ambientes informacionais para serem vivos, locais onde os negócios se desenvolvem. Para que assim seja os atores destes ambientes precisam de comunicação eficaz.


A experiência de poder mentorar alguém é uma excelente oportunidade de fazer parte de uma corrente do bem:

  • O mentor ouvindo, com escuta ativa, as informações do mentorado oferece outras informações baseadas em sua experiência e conhecimento que podem ajudar a construir ou reconstruir caminhos para se atingir objetivos;

  • Durante o processo o mentor também aprende porque o mentorado transmite energia, até mesmo em sua dúvida, pois, nela existe vontade de se por em ação, de saber onde canalizar sua garra e determinação.


Tive o privilégio de mentorar mulheres:

  • que já empreendem e precisavam apenas de um replanejamento, indicações de rotas para escolherem a direção para soluções de problemas financeiros e de gestão de equipe e;

  • outras com grandes ideias precisando de sugestões de caminhos para dar forma a elas.

Em todos os casos a comunicação foi a premissa para descobertas de onde investir tempo e capacitação.


A corrente do bem na verdade se transforma num ciclo de dar e receber, inspirar e ser inspirado.


Obrigada RME pela oportunidade!


COMUNICAÇÃO. MICHAELIS. Moderno Dicionário da Língua Portuguesa. 16 jan. 2019 Disponível em: <https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/>. Acesso em 16 jan. 2019.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo